Tudo sobre amamentação 10 dicas

Tudo sobre amamentação 10 dicas

Nesse post vou te contar tudo sobre amamentação e te dar 10 dicas que irão te ajudar nesse processo.

Amamentar é instinto? É! Mas não é simples, não. Muitas mulheres sofrem com a amamentação e outras até desistem, pois realmente não é fácil. É raro, mas também existem aquelas que não tiveram nenhuma dificuldade, o que não foi meu caso.

Por mais que a gente se prepara antes, vê vários vídeos ensinando a pega correta; na hora é outra história. Com boneco é fácil ensinar a pega correta, mas na hora, esquecemos que estaremos com um bebê faminto ou preguiçoso, com o peito cheio, duro e dolorido por conta do leite que desceu. Mas não se desespere, dê graças a Deus que o peito está cheio de leite e por mais difícil que seja, não desista! Vale a pena amamentar, confie!

 Vamos lá, para algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

  1. Faça massagem no peito e por toda a região vindo da axila até o bico; até a auréola ficar mais maleável/molinha;
  2. Tire um pouco de leite com a bomba antes de colocar o bebê para mamar;
  3. Pressione a aureola formando um sanduiche e tente encaixar na boca do bebê o máximo que conseguir, evitando que ele segure somente pelo bico. A boca do bebê é pequena, então ele precisa que você faça esse sanduiche para ele conseguir abocanhar o peito.                                                                                                                                                                                                                            
  4. Existem várias posições para amamentar, teste todas que conseguir até encontrar a qual te deixa mais confortável. Para mim e para minha bebê que tinha muito refluxo, a melhor posição foi a de cavalinho.
  5. Faça compressa gelada no peito após o bebê mamar para ajudar na dor e diminuir a produção de leite, dessa forma o corpo vai entendendo que aquela quantidade que o bebê sugou é suficiente;
  6. Use o próprio leite materno para ajudar na cicatrização das fissuras;
  7. Evite banhos quentes quando estiver com uma produção dolorida, pois desse modo o corpo irá aumentar a produção de leite rs.
  8. Faça rosquinhas com a fraldinha do bebê para proteger o bico de encostar no sutiã;
  9. Se hidrate bastante e busque se alimentar de forma saudável;
  10. Colocar o bico artificial para tomar banho, ajuda muito na dor; (doí para tomar banho).

Amamentar doí, mas vale a pena! É gratificante ver o seu bebê crescendo e engordando com o seu leite. Depois vocês pegam o jeito e o seu corpo se adequa a demanda do bebê.

Um conselho: Se estiver afim de amamentar mesmo, mas está com dificuldade, peça ajuda! Contrate uma consultora de amamentação, ou vá até a maternidade do hospital pedir ajudar para as enfermeiras ou até mesmo para uma mamãe que possa ir até a sua casa e te ensinar com as massagens e a pega. Até mesmo a pediatra pode te ajudar, mas cuidado, alguns médicos desanimam as mamães e já receitam fórmulas logo de cara.

Alguns bebês precisam aprender a fazer o movimento de sucção, por isso o acompanhamento de um profissional pode te ajudar a identificar.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *