Componentes químicos para se evitar nos bebês

Componentes químicos para se evitar nos bebês

A mãe não tem um minuto de paz, não é mesmo? A cada dia somos bombardeadas na internet com informações do tipo: “evite usar tal produto no seu filho”; “esse produto não é seguro”, “opte por produtos mais naturais”… e assim vai. Mas afinal, quais os ditos cujos componentes químicos para se evitar nos bebês? Me ajuda! Mamãe!

Bom, lembrando que não sou nenhuma especialista, muito menos profissional da área, apenas uma mãe curiosa e preocupada.

De fato antes mesmo da gestação, eu já optava por produtos que não contém parabenos. O porquê? Na íntegra não sei te dizer, porém se existem marcas que fazem questão de destacar que não contém parabenos em seus produtos, é de fato algo a ser evitado, não é mesmo? Uma certa vez li algo sobre estar ligado ao desenvolvimento de câncer e disfunções hormonais. Mas para ser mais exato deixo aqui o que a I.A nos diz sobre:

Os parabenos são conservantes amplamente utilizados em cosméticos e produtos de cuidados pessoais. Embora a maioria das autoridades de saúde os considere seguros em concentrações baixas, existem algumas preocupações e potenciais perigos associados ao seu uso:

  1. Interferência hormonal: Parabenos podem mimetizar o estrogênio no corpo, o que levanta preocupações sobre seu papel em desordens hormonais e problemas de fertilidade.
  2. Alergias e irritações: Algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas à exposição a parabenos, resultando em irritação da pele, erupções cutâneas ou dermatite de contato.
  3. Acúmulo no organismo: Estudos sugerem que parabenos podem se acumular no corpo ao longo do tempo, especialmente em tecidos como a mama. Isso gerou preocupações sobre sua ligação a certos tipos de câncer, embora as evidências ainda sejam inconclusivas.
  4. Efeitos no desenvolvimento fetal: Alguns estudos em animais sugerem que a exposição a parabenos pode afetar o desenvolvimento fetal, embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esses efeitos em humanos.
  5. Efeitos ambientais: Parabenos podem ser encontrados em águas residuais e em ambientes aquáticos, levantando preocupações sobre seus impactos em ecossistemas e organismos aquáticos.

Por essas razões, muitas pessoas preferem optar por produtos sem parabenos, especialmente para uso em bebês e crianças. Como sempre, é bom estar atento aos rótulos dos produtos e escolher aqueles que melhor se adequam às suas preferências e necessidades.”

Agora sem mais delongas, segue componentes químicos que busco evitar olhando nos rótulos:

  • Álcool, pois a pele do bebê é muito delicada, causando ressecamento e irritação, podendo também arder e queimar quando a pele estiver assada.
  • Parabenos (Propylparaben, Methylparaben  e Ethylparaben).
  • Sulfatos (Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Trideceth Sulfate, entre outros).
  • Corantes (podem também aparecer como “CI” + números, como por exemplo: CI 15510, CI 19140, CI 16185)
  • Fragrâncias, pois principalmente em bebês podem causar irritações e alergias ao cheiro e componentes.

É claro que hoje em dia é muito difícil encontrar um produto 100% sem algum componente químico, afinal, a maioria são conservantes para ajudar na durabilidade e segurança do produto; porém caso encontro alguma opção nas prateleiras do mercado sem, é essa mesmo que escolho. Hoje com a repercussão desses produtos nocivos, virou ideia para novas marcas de produtos naturais, o que nos dá uma possibilidade a mais, porém é difícil encontrar e quando encontramos o preço tende a ser um pouco salgado.

Conta para nós se esse tipo de informação foi útil para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *