Bebê sem fazer cocô, é normal? O que fazer?
Hoje vou falar um pouquinho sobre o cocô do bebê, da nossa experiência.
Não importa se é o primeiro bebê, segundo ou se você é da área da saúde, nós não estaremos preparadas para ver eles sofrerem, mas conseguiremos ficar mais tranquilas se tivermos informações e acompanhamento.
Minha bebê sofreu muito com cólica, mas isso falaremos em outra postagem; e também nos deu um baita susto quando ficou constipada por dias.
É normal o bebê em aleitamento materno ficar sem evacuar por alguns dias, desde que não venha a ter desconfortos. A pediatra nos informou que é normal por até 10 dias, lembrando, para os casos exclusivos de leite materno. Entretanto deveríamos nos atentar aos sinais de desconforto, irritabilidade, febre e outros sinais alarmantes.
Tudo o que a mãe consumir será passado para o bebê através do leite, isso nós já sabemos e por isso é arriscado ingerir certos medicamentos e bebidas alcoólicas.
No caso da constipação da minha bebê, não foi diferente, por conta da correria e da canseira, minha alimentação acabou se tornando pobre em fibras, resultado: mãe e filha constipada! Identificado isso, a solução foi ingerir mais fibras, o quanto conseguisse e foi um sucesso; dei preferência para comer ameixas secas, couve, mamão e alface.
Uma dica para as mamães é: façam uma boa alimentação, rica em fibras para assim não causar desconforto para o seu bebê! E mesmo com uma boa alimentação, pode ser que o bebê venha ficar constipado pois o corpinho dele está aprendendo a funcionar e digerir as substâncias. E, busquem sempre a orientação do pediatra!
Outra dica é: vejam vídeos de como fazer a posição de higiene natural no bebê, massagem na barriga e a famosa bicicletinha. Além de ajudar o bebê a soltar pum, ajudará no trânsito intestinal dele.
Bom, essa foi minha experiência, o que talvez para as mamães que estejam fazendo uso de fórmula ou amamentação mista, não fará sentido algum.
Consulte sempre o pediatra!
Vem ler também: