Conheça os benefícios do leite materno

Conheça os benefícios do leite materno

De maneira breve, nesse post vou te falar sobre os benefícios do leite materno para mãe e bebê.

Para o bebê:

  1. Nutrição Ideal: Primeiramente, é a combinação perfeita de nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Decerto sua composição se ajusta conforme as necessidades do bebê mudam.
  2. Fortalecimento do Sistema Imunológico: rico em anticorpos, células imunológicas e outros compostos que ajudam a proteger o bebê contra infecções e doenças.
  3. Facilidade de Digestão: O leite materno é mais fácil de digerir, sendo assim, pode reduzir problemas como cólicas e constipação.
  4. Desenvolvimento Cognitivo: Estudos sugerem que o leite materno pode estar associado a melhores resultados em testes de desenvolvimento cognitivo e inteligência.
  5. Vínculo Emocional:  fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê, proporcionando conforto e segurança.
  6. Menor Risco de Doenças: como diabetes tipo 2, obesidade e problemas cardíacos na vida adulta.

Para a Mãe:

  1. Recuperação Pós-Parto: A amamentação ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rapidamente e pode reduzir o risco de hemorragias pós-parto.
  2. Perda de Peso: já que o corpo queima calorias extras para produzir leite.
  3. Menor Risco de Certos Cânceres: Estudos mostram que amamentar pode reduzir o risco de câncer de mama e de ovário.
  4. Economia: O leite materno é gratuito em comparação com o custo de fórmulas infantis.
  5. Contraceptivo Natural: embora não seja 100% confiável.
  6. Benefícios Psicológicos: Muitas mães relatam sentir-se mais satisfeitas e realizadas ao amamentar, o que pode contribuir para uma sensação geral de bem-estar.

A combinação desses benefícios do leite materno faz com que a amamentação seja recomendada pela maioria das organizações de saúde, como a Organização Mundial da Saúde e a Academia Americana de Pediatria, como a melhor opção para a alimentação do bebê nos primeiros seis meses de vida.

Vale a pena, não é mesmo? Caso queira saber como manter o aleitamento na sua ausência, vem ler sobre o armazenamento do leite materno. Leia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *